segunda-feira, 27 de junho de 2011

Você tem tudo que REALMENTE merece nesse momento?


Até que ponto você está feliz e satisfeito com a sua vida atual? Reformulando a pergunta para que você possa obter uma resposta mais assertiva: Você tem tudo que REALMENTE merece nesse momento?

Você já parou para refletir quantos hábitos possui em seu dia a dia? São esses hábitos que, muitas vezes, podem se tornar os seus grandes inimigos. Contudo, se um dia o hábito foi adquirido é porque ele representou em algum momento, algo de valor. Por outro lado, os tempos mudam, a vida se transforma e esses hábitos talvez já não sirvam para que você alcance os seus propósitos.

Uma das maiores dificuldades que atinge pessoas e organizações é a crença de que alguma coisa é grande ou complexa demais para ser mudada. Contudo, milhares de vezes, a realidade é muito diferente da interpretação que é dada a essa situação.

O papel do coach, como um mágico da mudança que é, muitas das vezes, está em  despertar a atenção do coachee para as coisas simples, aquelas que passam despercebidas no dia-a-dia, mas que, ao final da caminhada, fazem toda a diferença.

O coach leva o coachee a aprender como lidar de uma maneira mais produtiva com as situações que se apresentam em sua vida. Muitas vezes, uma habilidade excelente de uma pessoa é, por ela, pouco conhecida. Você a ouve dizer algo como "eu não sou desse jeito" ou "isso não fica bem para mim."

O processo de coaching envolve mais do que  aumento de percepção ou simples aprendizado. Ele auxilia o coachee a tornar este aprendizado consciente. À medida  que o coachee descobre uma habilidade que possui, ele passa a usá-la por algum tempo, tornando-a mais fácil e natural de se aplicar. Quando tiver  passado tempo suficiente, a habilidade aprendida se torna uma parte da personalidade da pessoa.

O coaching é o auxílio inestimável e necessário a este processo de crescimento pessoal e auto-superação. Ele traz um resultado sustentável e efetivo, contribuindo com o presente e o futuro, a perpetuação da sensação de bem viver e concretização dos sonhos do indivíduo.

Pense sobre isso! 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vale à pena nos desvincularmos da ilusão de que temos controle sobre a vida?

Na semana passada, vivi uma experiência muito interessante. No dia em que iria conhecer o novo presidente da companhia, portanto meu novo chefe, era também o dia de despedida daquele que fora meu superior por quase quatro anos, que por sua vez, estaria assumindo a presidência de outra empresa do grupo.

Decidi sair de casa mais cedo para evitar o trânsito complicado de todas as manhãs e garantir chegar no horário, afinal novo chefe sempre gera expectativas e ansiedade.

Como de hábito, aproveito o tempo que passo na direção do meu carro para pensar na vida, conversar com o criador, planejar meu dia de trabalho, etc.

Naquele dia, estava focado no novo chefe e nas mudanças que, com certeza, estariam por vir e de como essas mudanças poderiam afetar a minha vida e da minha família. Você pode imaginar as possibilidades que poderiam existir com essas mudanças. Será que o novo chefe vai querer trabalhar comigo? Será que o velho amigo me convida para a outra empresa?...

Repeti o mesmo caminho que faço há quase quatro anos mas, pela primeira vez, tive uma visão diferente. Pela primeira vez, descendo a serra do Japi, pude ver a estrada dos Bandeirantes se estender por entre os morros e ver o pico do Jaraguá bem longe. Foi a primeira vez que notei esta paisagem. A primeira vez que vi o pico de tão longe.

À medida em que descia a serra, os morros foram se aproximando e se tornando bem maiores, ao mesmo tempo em que o pico do Jaraguá foi desaparecendo da minha visão, como que se escondendo atrás dos montes bem menores. Repentinamente, a única visão possível era de uma estrada que parecia terminar logo em frente, no que poderia talvez ser uma curva. Entretanto, não sabia dizer ao certo para onde esta estrada poderia me levar.

Deixei de observar a paisagem e voltei aos meus pensamentos. O trânsito estava pior do que os dias anteriores. Minha intenção era chegar uns 40 minutos antes da reunião mas acabei chegando em cima da hora, já um tanto estressado.

O dia transcorreu normalmente. Depois de uma reunião durante o café da manhã, passei para as minhas atividades normais até que por volta das quatro horas da tarde nos reunimos novamente, todos os VP’s, o novo presidente e o anterior. Desta feita o presidente anterior anunciou, para surpresa geral, que não iria mais assumir a posição na outra empresa do grupo. Ele anunciou que estava deixando o grupo para assumir a presidência de outro banco. Desapontamentos, ansiedade, angústia, sentimentos de vitória, desilusão, etc. Todos os sentimentos estavam presentes naquele instante. Todos nós sabíamos agora que muita coisa iria mudar em nossas vidas.

O dia terminou e pude retornar ao lar. No caminho, antes mesmo de retornar a rodovia dos Bandeirantes, veio a minha mente a paisagem vista pela manhã e o ensinamento que pude depreender desta experiência.

Somente quando olhamos muito à frente e de um bom ponto de vista podemos ter alguma certeza para onde os caminhos nos levam. Quando achamos que estamos no beco sem saída, uma curva nos indica novas direções e as novas direções nos revelam surpresas que, poderíamos jurar que jamais existiram, devido à nossa incapacidade de enxergar o futuro. Contudo, mesmo sabendo que não podemos prever com certeza, sofremos ainda assim, ao invés de deixar que a vida nos mostre novas possibilidades...

Não posso dizer como esta história poderia lhe ajudar mas, quanto a mim, posso lhe garantir que estou muito feliz por não saber o que vai acontecer amanhã. Afinal, tenho certeza que vai acontecer algo que eu não estava prevendo e, portanto, não irei sofrer por antecipação. Vou sim, viver um dia por vez, sem deixar de pensar no futuro, de planejar, mas sem sofrer por ele.

(Texto escrito por Edson Santos. Atual CEO da Global Payments no Brasil.)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Transforme a sua vida para melhor agora!

A caminhada natural da vida, nem sempre é tão fácil como imaginávamos quando éramos criança. A medida em que vamos crescendo, sentimo-nos até meio enganados por acreditarmos que toda essa transformação que viria, seria tranquila, sem maiores complicações. 
Na vida, a infância costuma ser uma fase lúdica, com o predomínio do pensamento mágico. Já a adolescência, uma fase de imaturidade em busca de conhecer o nosso lugar no mundo. Quando entramos na fase adulta, por volta dos 20 anos, começam as maiores buscas profissionais. Período em que se tem energia e motivação "circulando no sangue" para alcançarmos a nossa independência e sermos bem sucedidos. 
Aos 40 anos, vem uma fase muito importante de reflexão e questionamentos. Nesse período redefinimos a nossa identidade, buscamos descobrir quem realmente somos, o nosso verdadeiro eu. Grandes dúvidas sobre tudo o que fizemos na vida tomam conta de nós. Perguntamo-nos sobre a qualidade da criação que demos aos nossos filhos, se escolhemos a profissão que realmente nos realiza, sobre a escolha do parceiro que temos ao nosso lado, etc. A maior dificuldade dessa fase é que muitos de nós continuam seguindo suas vidas com modelos que se adequaram a outros momentos da nossa jornada, mas que agora não se encaixam mais. Isso gera um vazio muito grande e, com ele, o medo de enfrentar a velhice.
Quando passamos dessa etapa, por volta dos 60 anos, seja através da nossa reflexão ou de acontecimentos em nossos caminhos, teremos as respostas para os questionamentos que nos fizemos. Sentiremos o quanto fomos cuidadosos com o nosso corpo, de acordo com o que a nossa saúde vai nos apresentar. Perceberemos o quanto contribuímos com as pessoas que nos circundam pelo retorno que elas nos dão. E profissionamente, poderemos notar o quanto nossa carreira nos foi satisfatória através do nosso sucesso, reconhecimento e retorno financeiro.
Por tudo que você leu acima, o quanto acha importante fazer AGORA uma reflexão sobre a maneira que está gerenciando a sua vida, a fim de transformá-la o quanto antes, de uma forma incomparável para poder colher apenas frutos doces, suculentos e altamente apetitosos no seu futuro?
Nós da Thelema Coaching temos a solução! Somos facilitadores do seu sucesso! Através de um processo baseado em ferramentas reconhecidas internacionalmente, somos capazes de instigá-lo a traçar um plano de ação para a sua vida, a fim de que mudanças de ordem comportamental aconteçam de forma definitiva e que novas atitudes sejam incorporadas, levando em conta o que você é hoje e o que quer ser no futuro.
O seu limite é o céu e nós o auxiliaremos a alcançá-lo! 
Entre em contato conosco e será um prazer ajudar você!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Benefício do Coaching nos Escritórios de Advocacia e nos Departamento Jurídicos de Empresas


Os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos de empresas têm na atualidade um duplo desafio. De um lado, as demandas contínuas e crescentes do mundo corporativo, globalizado, estressante, complexo e ultra competitivo, em que serviços diferenciados e resultados organizacionais são as palavras de ordem. E, de outro lado, a necessidade de prepararem os seus advogados para essa nova realidade, desenvolvendo líderes e formando equipes de alta performance. 

Para tanto, é imprescindível que esses advogados se capacitem com novos conhecimentos que vão além do mero saber jurídico e incorporem competências e habilidades das mais diversas áreas que compõem o mundo empresarial, dado que a competência técnica não é mais a única determinante para o sucesso de um profissional dentro de escritórios e empresas.

Nesse aspecto, nós da Thelema Coaching acreditamos que definitivamente podemos auxiliá-los no desenvolvimento dessas habilidades e competências entre seus advogados, criando líderes inspiradores e times de resultados. E para isso contamos, além de ferramentas, técnicas e metodologias apropriadas, com nosso conhecimento específico de direito, já que somos egressas do mundo jurídico, com ampla vivência em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia empresariais.

Procurem-nos para uma conversa a fim de podermos elucidar dúvidas e clarear o processo de coaching. Vocês ficarão surpresos com os resultados expressivos que podem ser atingidos em seu escritório ou no departamento jurídico de sua empresa.