terça-feira, 26 de julho de 2011

O Potencial Inexplorado de Liderança

Se precisamos de mais líderes em mais níveis do que nunca - e se precisarmos desenvolvê-los internamente, em vez de comprá-los -, a questão do potencial naturalmente vem à tona. O vendedor mediano de hoje pode tornar-se o lider de vendas "certo para a posição de amanhã? Apesar de o trabalho ser diferente, nossa experiência demonstra que isso é possível, porque o potencial não é fixo. Acreditamos na capacidade do ser humano de crescer; a sociedade não tem como atingir o progresso econômico e cultural sem isso. Com muita frequência, no entanto, os executivos vêem o potencial como um conceito abstrato impossível de ser definido. Dessa forma, é difícil ver o potencial como algo que muda com o tempo. Quando você define o potencial como o tipo de trabalho que alguém pode realizar no futuro, fica mais fácil vê-lo como conceito dinâmico. O potencial de trabalho futuro se baseia nas habilidades e experiências acumuladas evidenciadas pelas realizações do passado, capacidade de aprender novas habilidades e disposição de lidar com tarefas maiores, mais complexas e de maior qualidade. Quanto mais as pessoas realizam, mais aprendizado ocorre; a disposição de enfrentar novos desafios aumenta à medida que os desafios atuais são superados. Impulsionado pela natureza altamente dinâmica do trabalho, pelas oportunidades globais e pelo aprendizado on-line pela Internet, o potencial das pessoas muda várias vezes ao longo de uma carreira profissional. Elas podem reinventar-se, e é o que fazem.

O que tudo isso significa é que você precisa manter a mente aberta e otimista em relação a quem pode vir a ser a pessoa certa para ocupar determinada posição de liderança. Pessoas que são técnicas habilidosas podem ter o potencial de serem gestores; gestores que parecem arraigados em suas funções podem ter o potencial de liderar equipes interfuncionais.

Para capitalizar esse potencial, é necessário discernir os verdadeiros requisitos de trabalho em níveis-chave de liderança e o que é necessário para realizar com sucesso a transição de um patamar ao próximo. Os pipelines são montados traçando a correspondência entre o potencial de uma pessoa e uma série de requisitos. O modelo do pipeline de liderança o ajudará a atingir esse objetivo.

(Texto extraído do Livro: "Pipeline de Liderança - O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo. 2009, pág. 5)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como os grandes líderes inspiram as pessoas?



Por que alguns são líderes e outros serão eternamente liderados? Quantas pessoas sonham em ser líderes, mas jamais conseguem tocar os corações e desenvolver senso de responsabilidade em outras pessoas?

Muitos são seduzidos apenas pelo status dado por uma posição de poder, pela imagem criada através do dinheiro e esquecem completamente que liderar exige uma postura de doação diante da vida.

Um líder precisa entender que seu trabalho exige comprometimento e sincero interesse pelo ser humano. Liderar implica em estar atento às pessoas e aos seus desejos, seus sonhos.

O líder é exatamente aquele que desacomoda, que interfere positivamente no status quo, que mobiliza as pessoas a seu favor, que define as metas, mostra os caminhos e faz com que todos tenham vontade e orgulho de caminhar ao seu lado. Ele atua com determinação, planejamento, senso crítico e não por impulso.

Fiquei sensibilizada com esse vídeo que posto para dividir com vocês. Trata, de uma maneira incrível, sobre o assunto liderança e o porquê de existirem pessoas que REALMENTE fazem a diferença. Que essas palavras possam mexer com o seu hoje, com o seu amanhã e com toda a sua vida.

Não esqueça nunca que você pode se tornar um grande líder também.

Um grande abraço!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vc já pensou em usar o medo ao seu favor?


O medo se desenvolve por projetarmos acontecimentos futuros, ou seja, ficarmos imaginando aquilo que pode acontecer e dar errado, perante determinada situação que temos que enfrentar.

Essa sensação pode nos ser altamente positiva, quando usamos o medo como uma maneira de racionalizar aquilo que realmente nos oferece perigo e repensarmos a nossa forma de lidar com determinado problema.

Por outro lado, o medo é um grande inimigo, quando ele nos paralisa e nos transforma em pessoas passivas, sem reação ou quando ele faz com que distorçamos a realidade, p. ex., medo de viajar de avião, baseado em lembranças traumáticas de acidentes anteriores, medo do escuro, etc.

O medo é uma sensação inerente ao ser humano de grande valia quando bem utilizada. Diferentemente, da covardia, o medo é uma ferramenta, uma energia que pode ser utilizada como impulso para nos prepararmos melhor para fazer determinada coisa ou buscar uma alternativa diversa e obtermos êxito em nossas vidas.

Aprenda a confiar mais no seu potencial, nas suas sensações e intuições e use o medo ao seu favor. Faça dele um grande aliado para o seu sucesso!