Um aspecto importantíssimo que deve ser analisado quando você pensa em ser feliz com a sua carreira de advogado é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O desequilíbrio em um destes setores afeta o outro e vice-versa.
De que forma você está balanceando trabalho e a vida pessoal? O que pode fazer para melhorar isso?
Pesquisa publicada no Journal of Occupational and Organizational Psychology, analisou o resultado de 223 estudos, realizados por mais de 40 anos. Todos os estudos tinham como foco a relação profissional e pessoal. A conclusão é que pessoas insatisfeitas com a sua vida pessoal, apresentam maior propensão a não encontrarem satisfação no trabalho. Daí a importância de saber trabalhar o equilíbrio entre estes aspectos. Por isso, preste atenção nestas dicas:
1. Controle o seu tempo.
Temos vários outros textos sobre gestão de tempo com dicas que podem ajudá-lo bastante. Entretanto, uma forma eficaz de começar é anotar todas as atividades na agenda durante uma semana, incluindo as profissionais e as pessoais. Fazendo isso, terá uma visão ampla de como está gastando o seu tempo e o que precisa ser alterado para que haja equilíbrio.
2. Aprenda a dizer não.
O maior índice de estresse é obtido por pessoas que não conseguem dizer não. Quando parar de fazer as coisas somente pelo medo de dizer não, ganhará mais espaço na sua vida para as atividades que são prazerosas e significativas para você.
3. Deixe o trabalho no trabalho.
Graças à tecnologia, hoje é possível se conectar de qualquer lugar e a qualquer hora, o que torna mais fácil trazer trabalho para dentro de casa. Evite esta armadilha. Separe a sua vida profissional da sua vida pessoal. Quando estiver com a sua família, procure não atender ligações profissionais e evite o computador.
4. Cuide-se.
Coma alimentos saudáveis, faça atividades físicas, durma o suficiente para relaxar, reserve um tempo para você, leia um livro, saia com os amigos, assista a um filme. Lembrando que trazer equilíbrio para a vida não é uma ação única. É um processo contínuo e ininterrupto.
A partir destas dicas o seu desafio é analisar como anda a relação entre vida pessoal e profissional. O que você pode fazer para melhorar esta relação e alcançar o equilíbrio? Reflita para ter uma vida mais satisfatória e feliz.