Administrar bem o tempo é um dos principais desafios dos advogados atualmente. Compromissos e prazos devem ser cumpridos de forma organizada para evitar que o escritório se afunde na bagunça, o que pode se refletir de forma negativa na produção e no faturamento. Gerenciar seu tempo de forma otimizada também é essencial para garantir que você não acabe se tornando refém do trabalho.
Cadê o seu tempo? O que anda fazendo de errado? O que você não previu? Onde foram parar as horas e os minutos daquele dia? Evaporaram? O que acontece é que você, provavelmente, foi tragado por reuniões mal planejadas, desperdício de tempo na internet, incessantes interrupções e falta de regras para as prioridades.
Além disso, é possível que surjam alguns imprevistos, como urgências de última hora dos clientes ou até mesmo enganos de prazos. É necessário aprender a lidar de uma maneira muito mais eficaz com isso. Mas como fazê-lo?
Uma excelente dica é valorizar a ordem dentro do ambiente do trabalho. Criando mecanismos para que os advogados ajam de forma organizada e padronizada, respeitando horários e prazos. A estratégia reduz os improvisos e aumenta o profissionalismo. Consequentemente, você conseguirá um melhor aproveitamento do tempo (não apenas do seu, mas da sua equipe como um todo).
É fundamental saber delegar. Uma excelente forma de manter o pessoal motivado é dividindo as tarefas entre a equipe para que todos trabalhem em busca de objetivos comuns. É importante manter o pessoal bem treinado, de forma que o gestor tenha confiança nos funcionários e possa delegar tarefas. Essa é uma atitude essencial quando o assunto é tempo. Afinal, se o advogado implementar uma gestão muito centralizadora, ficará difícil ter fôlego durante todo o dia.
Para conseguir gerenciar melhor as tarefas diárias, o advogado deve elencar as prioridades. Uma boa estratégia é fazer uma lista dos compromissos com pelo menos três dias de antecedência, juntamente com os horários em que pretende cumpri-los. As anotações vão ajudá-lo a organizar a agenda, identificando o que é prioridade. Dessa forma, em datas muito conturbadas, ele poderá verificar quais tarefas podem ser adiadas, quais devem ser delegadas e quais realmente precisam ser executadas por ele.
Comece implementando estas três dicas e veja se isso já começa a fazer a diferença no seu dia a dia. E se quiser ajuda para ganhar mais tempo, conte com a gente.
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