Alguns de vocês provavelmente fizeram – e já quebraram – algumas das suas promessas para 2016, tais quais, fazer uma dieta, praticar mais exercícios, alimentar-se melhor, deixar os maus hábitos, etc. Contudo, o que gostaríamos mesmo é de saber em relação às metas profissionais, estão conseguindo mantê-las firmes para ter um ano mais produtivo e cheio de bons resultados?
Neste artigo, daremos algumas dicas de como o operador do direito pode manter em ordem a sua vida profissional, com uma lista daquilo que acreditamos ser importante e que se aplicado no dia a dia, independente do seu cargo num escritório de advocacia ou departamento jurídico, fará toda a diferença.
TEMPO - Janeiro é a hora de rever sua agenda e desenvolver bons hábitos para uma melhor organização de tempo. Determine-se a ganhar tempo. Programe-se para atuar de forma organizada. No início, você precisará policiar-se, mas gradativamente, esta organização vai se tornando um rotina automática e passa a acontecer naturalmente, sem esforço.
A melhor ocasião para você começar a organizar seu tempo é AGORA. Não o desperdice, pois ele é pra lá de valioso. Concentre-se nas coisas essenciais. Este planejamento de tempo dividindo aquilo que é urgente, importante, daquilo que não é, será recompensado com menos estresse, maior eficiência, alcance dos seus objetivos e muito mais sucesso.
CARREIRA - é importante planejar-se e preparar-se para um maior desenvolvimento na sua carreira, identificando onde estão as lacunas em seu conhecimento e experiência e decidir como proceder para preenchê-las. Ou talvez, como você deveria aprimorar parte de seu conjunto de habilidades existentes. A mente, como muitas outras ferramentas, precisa ser mantida afiada para trabalhar no seu melhor. Por isso, decida-se. Tenha em mente aonde quer chegar e entre em ação. Alguns aguardam por uma situação ideal, uma oportunidade, que pode nunca vir a aparecer. Profissionais do direito bem sucedidos são aqueles que, além de se prepararem, criam a própria sorte.
CHEQUE OS SEUS OBJETIVOS - Há objetivos que podem não fazer mais sentido de um ano para o outro. Aproveite este início de 2016 para reavaliar os projetos e definir aquilo que ainda deve ser buscado. Saber o que se deseja é um ponto fundamental, o maior norte para poder revisar e traçar a sua estratégia. É preciso trabalhar com objetivos gerais e específicos de forma clara, definir indicadores-chave para avaliar estas conquista com prazos e metas bem definidas para alcançar aquilo que tanto se almeja.
ORGANIZE-SE NO SEU ESCRITÓRIO - A organização é um aspecto fundamental em qualquer banca, independentemente do número de processos e da quantidade de clientes. Há vários pontos que envolvem uma organização, mas ter um software jurídico bem alimentado é um ponto que faz toda a diferença. A vantagem disso é eliminar os controles feitos manualmente ou de maneira individualizada, um maior controle de prazos, cadastro dos clientes e dos processos. Isso aumenta a facilidade no atendimento e na segurança, visto que os dados ficam armazenados em um servidor externo, além de proporcionar uma maior economia de tempo, dinheiro e alavancagem da produtividade como um todo.
E-MAILS: use a técnica do GTD (Get Things Done) para lidar com e-mails. É muito comum, hoje em dia, o profissional do direito se sentir um tanto quanto perdido num mar de mensagens recebidas diariamente. As caixas de entrada crescem rapidamente e se deixadas sem a devida atenção, corre-se o risco de esquecer e-mails importantes, que venham custar clientes ou novos negócios. Por isso, saber gerenciá-los faz toda diferença.
Primeiramente, exclua os e-mails que não têm importância ou precisam ser arquivados. Assim, você já elimina todos aqueles que não demandam mais do que este rápido tempo da sua atenção. Depois, delegue todos aqueles que não são da responsabilidade e outra pessoa pode lidar de uma maneira muito mais produtiva. Responda ou resolva aqueles que não tomarão mais do que 2 minutos do seu tempo imediatamente. Assim você também tira vários deles da sua frente. E por fim, se ele não puder ser excluído ou delegado, referir-se a uma tarefa que só você pode fazer e que irá ocupar mais de 2 minutos do seu tempo, adicione à sua lista de afazeres ou ao calendário como um compromisso. Desta forma, você não vai perder o controle das tarefas que estão sob a sua responsabilidade.
Estes cinco pontos são dicas rápidas, mas de grande valia para os profissionais do direito em 2016. Ao se atentar a estes detalhes, não há dúvida em relação ao aumento do seu sucesso. Mantenha-se focado no seu caminho e tenha um ótimo ano!
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